10 Sinais de que Precisa de umas Férias no Douro!

Blog

10 Sinais de que Precisa de Férias... no Douro!

voltar

Este inverno, saia da rotina e descanse na magnífica região duriense.

Há quem diga que o Douro é uma das regiões mais especiais do nosso país. Não é difícil perceber porquê. Com paisagens de cortar a respiração, vinhos e pratos dos mais deliciosos que há, gentes afáveis e quadros naturais únicos, o Douro é, como descreveu Miguel Torga, um “Excesso de Natureza”.

Durante o verão, o Douro enche-se de cor, recebe milhares de visitantes e é uma das regiões mais procuradas por turistas de todo o Mundo. Mas é no inverno que a região duriense fica mais apetecível para os que nela desejam descansar. Os restaurantes e spas ficam mais vazios, assim como as suas Quintas produtoras de Vinho conseguem organizar melhor as suas visitas, oferecendo uma atenção especial aos que passeiam pelas suas vinhas. Não há confusões nem multidões, permitindo-nos observar cada detalhe destas encantadoras encostas e desfrutar de cada experiência plenamente. É como se o Douro estivesse ali, só para nós.

E apesar da estação mais quente do ano ser sempre associada a Férias, a verdade é que, muitas vezes, o nosso corpo começa a dar sinais de que devemos parar e descansar, muito antes do verão chegar. Sobretudo, quando já levamos mais de três meses de trabalho e rotinas incansáveis, que se desdobram em cansaço sem fim e noites mal dormidas.

 

Será que Precisa de Férias de Inverno?

Há alguns sinais a que devemos estar atentos e que são um prenúncio de que devemos descansar e passear, para dar sossego à alma e ao coração:

  • Apatia pela rotina e vontade de voltar rápido para casa, depois de um dia de trabalho;
  • Cansaço recorrente, mesmo após fins de semana de descanso total;
  • Demasiadas horas de trabalho, sobretudo em períodos em que era suposto estar a descansar;
  • Estado nervoso na rotina do dia a dia, mesmo sem motivos aparentes para tal;
  • Vontade incessante de conhecer mais do nosso país e explorar recantos desconhecidos;
  • Cansaço do trânsito e das multidões que se aglomeram na cidade;
  • Vontade de explorar novas realidades e paisagens;
  • Um querer, incessante, de esvaziar a alma de problemas e apenas contemplar belas paisagens e ligar-se à natureza;
  • Vontade de conhecer algo novo e de estar em paz consigo próprio.

Descanse com umas Férias no Douro

Se se identificou com pelo menos um destes sinais, comece já a pensar numas férias de inverno. Não precisam de ser muitos longas, apenas os dias suficientes para mudar a sua rotina e rumar a norte, com destino ao Douro. Afinal, tão importante e saudável quanto ter uma rotina é poder quebrá-la de vez em quando e descansar junto daqueles que mais importam.

Mas, porquê o Douro?  É fácil. A região do Douro é o lugar ideal para “desligar” do mundo e se conectar consigo próprio com toda a paz necessária, sem a confusão constante que se vive nas grandes cidades. Aqui, é como se o mundo se parasse, perante tamanha beleza. Sobretudo no inverno, em que a região está mais vazia mas continua igualmente bela. E, nem o frio é um empecilho: o vinho do Porto, qual néctar dos deuses, sabe ainda melhor com temperaturas baixas.

 

Visite Lugares Encantadores e Crie Memórias Inesquecíveis

Para além dos magníficos hotéis que há no Douro, convidativos ao descanso e à paz de espírito, como o Six Senses Douro Valley, onde poderá relaxar no spa e deslumbrar-se com a paisagem onde o Rio Douro serpenteia, placidamente, o Vale Encantado, de cálice de Porto na mão, há muitos outros recantos encantadores que, no inverno, têm ainda mais magia. E um tour no Douro tem tanto de relaxante como de encantador.

Um deles é a Quinta da Avessada onde a vista dos jardins é arrebatadora e nos faz agradecer estarmos vivos para contemplar tamanha beleza. Lá, para além da paisagem, poderá aprender sobre a produção do vinho e matar a curiosidade acerca de todos os deliciosos néctares dos Deuses que se produzem na região duriense: do vinho do Porto ao vinho Moscatel.

Por falar em lugares encantadores, poucas experiências se assemelham a visitar um Miradouro Duriense, no inverno. Por qualquer que opte - São Leonardo da Galafura, Casal de Loivos, Alto de Vargelas, São Salvador do Mundo ou Santo António - irá deslumbrar-se com o quadro natural único e arrebatador. Lá, do alto, é como se o tempo parasse e só existissem os divinos socalcos que fizeram daquele vale, o Vale Encantado. Com efeito, o Douro é especial em qualquer altura do ano mas, na estação fria, a paz é tanta que se conseguem ouvir os passarinhos, o barulho do rio e a natureza em todo o seu esplendor. Para quem quer sair da rotina e descansar, não há nada melhor.

 

Prove os Sabores Mais Tradicionais

E porque descansar é a palavra de ordem, na região duriense irá comer alguns dos pratos mais deliciosos da sua vida. Desde o peixe pescado no Rio Douro e afluentes e servido de escabeche, aos pratos tradicionais como o coelho assado no forno ou o cabrito, não esquecendo a deliciosa Bôla de Lamego, há iguarias para todos os gostos e paladares. Em comum todos têm uma coisa: nunca desiludem. Aliás, não há quem prove a gastronomia duriense e não venha de lá rendido.

Assim, passear uns dias no Douro, é a certeza de que irá voltar ainda mais motivado e renovado para enfrentar o dia a dia e as rotinas de sempre. E, claro, para além dos benefícios óbvios de respirar ar puro e estar em contacto com a natureza, umas férias de inverno no Vale Encantado são um excelente pretexto para conversas intermináveis com as pessoas da sua vida, gargalhadas cúmplices e sorrisos deliciosos regados, claro, a vinho do Porto. Afinal, muitas vezes na correria do dia a dia, nem sequer temos tempo de parar e conversar com as pessoas que amamos.

Por isso, este inverno dê um presente à sua saúde e ao seu coração e pare. Vá de férias, descanse e aproveite o melhor do Douro. Assim que lá chegar, todas as suas preocupações irão desvanecer, tamanho o seu esplendor. Acredite, não se irá arrepender!

 

Preparado para criar memórias inesquecíveis?