Roteiro de Inverno para Descobrir um Outro Douro. Blog do Douro

Blog

Roteiro de Inverno para Descobrir um Outro Douro

voltar

O Inverno está a chegar… e uma escapadinha no Douro vem mesmo a calhar!

Quando o Inverno chega e os dias frios se tornam uma constante, um passeio pelo Douro pode até não ser a nossa primeira escolha. Mas, a verdade é que é nesta altura do ano que a região duriense mergulha num sossego inspirador e convida a descobrir um Douro rico em Gastronomia, Vinhos e atividades relaxantes. Um Douro sinestésico, carregado de sabores, cores e cheiros.

Uma vez que os invernos durienses são bastante rigorosos, este facto pode desanimar alguns turistas, mas tal, acredite, não é razão suficiente para intimidar os mais corajosos. Afinal, é quando o tempo está frio que o delicioso Vinho do Porto, acompanhado do calor de uma humilde lareira, sabe melhor, assim como os pratos típicos com paisagens esplendorosas a perder de vista. Isto para não falar, claro, da ausência de filas em museus e das maravilhosas experiências em SPA’s que agora se podem aproveitar sossegadamente.

Por tudo isto, nada mais errado do que pensar que o Douro não combina com dias frios. E para o convencer ainda mais a planear a sua próxima escapadinha à região duriense, elaborámos um roteiro de inverno único para descobrir um Douro, onde a paz é rainha e os sabores são inesquecíveis!

 

Escapadinha pelo Douro: onde ficar?

A região duriense tem bastantes hotéis absolutamente incríveis. Por isso, quer procure uma escapadinha mais luxuosa, quer prefira privilegiar o contacto com a Natureza, há opções para todos os gostos.

 

Hotel Six Senses Douro Valley

A nossa primeira sugestão é o Hotel Six Senses Douro Valley, um cinco estrelas belíssimo que convida ao relaxamento enquanto desfruta de uma vista arrebatadora sobre o Vale do Douro. Situado na Quinta de Vale Abraão, em Lamego, é a opção perfeita para um retiro de inverno. Isto porque, para além da decoração elegante e acolhedora e da vista deslumbrante, o SPA é um dos pontos fortes deste hotel. Para além das massagens personalizadas ou da utilização de ervas aromáticas – escolhidas em específico para cada cliente – nos banhos vitality suite, este Hotel propõe, ainda, outros programas de bem-estar. Um deles é o forest walking, uma caminhada sem pressas pelo bosque de cinco hectares que rodeia o Hotel e que, segundo dizem, terá efeitos terapêuticos.

 

Hotel Lamego & Life

Localizado dentro de uma Quinta com 3 hectares de vinha, o hotel Lamego & Life é um quatro estrelas com uma vista absolutamente fabulosa para a região duriense, o que o torna um local perfeito para descansar e desfrutar em qualquer altura do ano. Situado perto da zona turística de Lamego (o que permite que, facilmente, visite alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade, como o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios), oferece uma área de wellness com jacuzzi e um restaurante onde os produtos locais assumem o papel principal. Afinal, a região duriense é riquíssima a nível gastronómico. Para além disso, a decoração é irrepreensível e bastante aconchegante!

 

Hotel Régua Douro

Se pretende ficar alojado em Peso da Régua – considerada a capital do Alto Douro Vinhateiro – a nossa sugestão é que se hospede neste Hotel. Isto porque, para além da excelente localização (perto da estação ferroviária), o hotel oferece uma magnífica vista sobre o Rio Douro, sobre o magnífico Cais e sobre toda a paisagem montanhosa. Depois de um dia de passeio pelas redondezas, chegue ao Hotel a tempo de apreciar o pôr-do-sol na varanda, enquanto se delicia com um delicioso cálice de Vinho do Porto. Verá que a sensação é tão relaxante, quanto maravilhosa!

Quinta da Pacheca

Localizada em Cambres (Lamego), a Quinta da Pacheca conta já com aproximadamente três séculos de História sendo, por isso, um lugar de excelência no Douro. Afinal, aqui sente-se o peso da tradição, uma vez que é nesta Quinta que se produzem vinhos mundialmente premiados. Assim, este alojamento não só é perfeito para quem pretende fazer Enoturismo (aliás, uma opção de requinte no Inverno), como constitui, ainda, uma experiência única, uma vez que, atualmente, já pode dormir dentro de um enorme pipo de vinho. Sim, leu bem. Pode mesmo dormir num quarto em forma de pipo, no qual poderá desfrutar da vista para o Rio Douro e contemplar o céu estrelado à noite. Estes quartos estão localizados na parte mais elevada da propriedade e dormir num deles é uma experiência inesquecível. Nesta Quinta, poderá, também, provar alguns dos melhores vinhos da região e saborear uma deliciosa refeição no restaurante vínico. Ou seja, é a opção ideal para se hospedar numas férias invernais no Douro!

 

Escapadinha pelo Douro: o que fazer?

Agora que já escolheu onde ficar, vamos sugerir-lhe algumas atividades para desfrutar da região duriense em pleno, mesmo no inverno.

 

Museu do Douro

Localizado na cidade de Peso da Régua, o Museu do Douro é um espaço coletivo de identidade da região vinhateira do Douro. Para além da área de exposições (onde poderá visitar a exposição permanente “Douro: Matéria e Espírito”), da coleção de objetos etnográficos e da coleção de rótulos e cartazes de vinho do Porto (incrível!), alberga, também, um restaurante, uma loja, um centro de informação, uma sala de leitura, o centro de conservação e restauro, o wine bar e um jardim com uma sumptuosa vista para o Rio Douro. Prepare-se para uma tarde bem passada e, nada melhor do que uma viagem pela História, para ficar a perceber melhor cada recanto da região, as suas gentes e os seus costumes.

Museu do Pão e do Vinho

Localizado em Favaios, o Museu do Pão e do Vinho permite-nos conhecer estas duas riquezas da região, convidando a uma viagem ao passado, num tempo em que o pão de Favaios e o Vinho Moscatel eram os maiores protagonistas. Tudo ainda é confecionado como manda a Tradição e, por isso, os sabores e cheiros típicos ainda permanecem e conseguimos senti-los bem de perto. Esta é uma excelente forma de aguçar o paladar e, ao mesmo tempo, de nos aquecer a alma e o coração. Por isso, se quer conhecer melhor estes dois tesouros da região duriense, uma visita a este museu é um excelente programa para fazer neste Inverno

 

Enoteca Quinta da Avessada

Ainda em Favaios e rodeada de esplendorosas vinhas, a Enoteca Quinta da Avessada é uma espécie de museu interativo, no qual se aprende toda a História e cultura subjacente à produção de vinho da região do Douro (e principalmente do licoroso Vinho Moscatel), desde a plantação da videira, passando pelo processo de produção, envelhecimento, engarrafamento e rotulagem. E, claro, aqui poderá desfrutar de uma saborosa prova de Vinho Moscatel, comentada por experientes enólogos, facto que não só é enriquecedor, como permite conhecer algumas curiosidades sobre os melhores vinhos da região.

 

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

O monumento mais conhecido de Lamego, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, está localizado no Monte de Santo Estevão. Uma ótima forma de aquecer nos dias mais frios, é subir uma íngreme e enorme escadaria com 686 degraus. Para os mais aventureiros, tentem. Vale muito a pena! Caso contrário, de carro também conseguirão ladear o monte e facilmente atingir o topo do Santuário, usufruindo de uma perspetiva bem diferente sobre a cidade. O Santuário, para além de incrivelmente bonito, está repleto de arte sacra que merece contemplação. Desde os azulejos às estátuas, que representam os reis e patriarcas da Judeia, são muitos os pormenores a ter em atenção. E depois desta visita mais mística, dirija-se a um dos muitos restaurantes da cidade e prove a tradicional Bôla de Lamego. Não se irá arrepender.

 

Workshops de Wine Blending

São várias as Quintas da região duriense que, atualmente, proporcionam atividades diferentes, didáticas e muito divertidas. Assim, para além da tradicional prova de vinhos, hoje em dia poderá participar em diversos workshops, nos quais, com a ajuda de enólogos, poderá fazer o seu próprio vinho e deliciar-se com ele no final. Aprenda muito mais, coloque as “mãos à obra” e desfrute de uma memorável experiência que, certamente, vai querer repetir!

 

Cooking Experiences

Para além destes workshops ligados à temática dos vinhos, outros há que o ajudarão a explorar de forma diferente e original a mundialmente apreciada Gastronomia duriense! Neste sentido, em algumas das Quintas do Douro, as “cooking experiences” estão na moda e nada mais são do que pequenos workshops, nos quais terá a possibilidade de criar a sua própria refeição e perceber qual dos vinhos do Douro melhor combina com ela. Ou seja, é um programa sublime, de “comer e chorar por mais”!

 

Escapadinha pelo Douro: como chegar?

Durante o Inverno, duas boas opções para passear pelo Douro são o carro e o comboio. Se preferir conduzir nesta região, saiba que há estradas pequenas e sinuosas, ou não estivéssemos a falar de uma região montanhosa, mas nada de alarmante, se conduzir com calma e dentro dos limites de velocidade. Afinal, está de férias no Douro, porquê ter pressa? Já de comboio, numa linha que vai do Porto ao Pocinho, muitas paisagens conseguirá ver, em percursos que não são acessíveis através das mais conhecidas estradas nacionais. Será, por isso, uma experiência magnífica.

E para além destas hipóteses mais convencionais, há ainda alguns programas que podem ser realizados no Inverno, especialmente se gostar que sejam as gentes da terra a contarem-lhe tudo o que sempre quis saber sobre a região. Um dos programas que mais aconselhamos é o nosso já muito aclamado “Experiências no Douro” , que não só inclui um belíssimo Cruzeiro em Barco Rabelo entre Pinhão e Romaneira, como lhe vai permitir experienciar algumas das mais tradicionais atividades da região. Terá, ainda, a oportunidade de apreciar uma saborosa e genuína refeição num restaurante tipicamente duriense e de conhecer todos os pormenores e segredos do Douro.

 

Como pode comprovar, mesmo nos dias mais frios, o Douro continua maravilhoso e cheio de possibilidades. Assim, aproveite este roteiro de Inverno no Douro, e a paz desta estação do ano, perdendo-se pelos seus encantadores recantos e desfrutando de experiências únicas e aconchegantes. Garantimos-lhe que não se irá arrepende, pois o Douro é uma ótima escolha em qualquer altura!