É Fã de Vinhos? Então estes Vinhos do Porto vão surpreendê-lo!

Blog

É Fã de Vinhos? Então estes Vinhos do Porto vão surpreendê-lo!

voltar

Apure os seus sentidos: estes Vinhos do Porto são verdadeiros néctares dos Deuses!

A região do Douro produz um dos mais famosos vinhos do mundo. Falamos – claro – do renomado Vinho do Porto. E, se é verdade que já o levámos a viajar pelas mais bonitas vilas e aldeias vinhateiras durienses, agora partilhamos consigo dez Vinhos do Porto que vão surpreendê-lo.

São vinhos únicos, com um travo sem igual e que, certamente, vai adorar. Veja, então, abaixo a nossa seleção.

 

Ramos Pinto Vintage Bom Retiro Porto

O Vinho do Porto Vintage é conhecido como o “rei” dos Vinhos do Porto, uma vez que o envelhecimento, lento, lhe dá um paladar especial. Por ter um travo intenso é um dos preferidos de enólogos e anónimos. Assim, o Ramos Pinto Vintage é considerado um dos melhores vinhos do Porto, dentro da categoria vintage. Uma categoria que se distingue pelo facto do vinho ser delicioso em todas as suas três fases, após o engarrafamento.

Uma nota, apenas, para referir que a Casa Ramos Pinto nasceu em 1880 pelas mãos de Adriano Ramos Pinto. Conhecido por ter uma mente vanguardista, a estratégia de Ramos Pinto conduziu a empresa ao sucesso, apostando na inovação dos circuitos de produção e na forma como os vinhos eram embalados e divulgados. Um vinho surpreendente, portanto.

 

1997 Warre's Vintage Porto

Ainda dentro dos Porto Vintage, importa falar do Warre's Vintage Porto. A companhia inglesa que foi a primeira a estabelecer-se em Portugal, ficou conhecida por, no final do século XVIII, liderar o mercado das exportações. Os enólogos estão de acordo quando se diz que este é um dos melhores Porto Vintage.

Com uma cor púrpura a puxar para o azul, é um vinho complexo, com notas de frutas vermelhas maduras e sabores adjacentes. Por se tratar dum clássico, é um vinho que irá, sem dúvida, surpreendê-lo.

 

Noval Vintage Porto

Conhecida por ser uma das mais antigas marcas produtoras de Vinho do Porto, a Quinta do Noval produziu um Porto Vintage que foi classificado por João Paulo Martins como o melhor do ano, em 2016. Vale, portanto, experimentar.

 

Graham's 10 anos Porto

Muito provavelmente já ouviu falar da Graham's, a marca pertencente à família Symington e proprietária de duas emblemáticas Quintas na região do Douro. Assim, a Graham's é uma marca de referência quando se fala de Vinho do Porto, e o seu Vintage de 2007 ganhou um prémio internacional atribuído pelo famoso crítico de vinhos Robert Parker, tendo adquirido 97 pontos em 100 possíveis.

Desta forma, o Graham's 10 anos, que é um vinho Tawny (produzido, portanto, a partir de uvas tintas e ficando armazenado em pipas de carvalho durante dois ou três anos, seguindo depois para cascos ou tonéis de carvalho, potenciado a sua ligação à madeira e ao oxigénio), é também ele um vinho de excelência que vai querer provar. Com um paladar frutado e exuberante vai, com toda a certeza, surpreendê-lo!

 

1965 Kopte Colheita Porto

A história do Vinho do Porto entrelaça-se, inevitavelmente, com a história das empresas e Quintas produtoras. Com efeito, a C.N. Kopke é uma das mais antigas empresas produtoras de Vinho do Porto. Fundada em 1638, desde cedo se destacou e hoje mantém-se uma referência, sobretudo nos Vinhos Colheita. Destacamos o vinho 1965 Kopte Colheita, uma vez que foi eleito pela revista Wine & Spirits como melhor vinho do Porto, tendo conseguido 98 pontos em 100. Ou seja, é um vinho maravilhoso com qualidade certificada e cujo aroma transborda a prestígio.

 

1961 Cálem Colheita Porto

Falando em Vinhos do Porto Colheita, a Calém é uma das mais conhecidas e emblemáticas marcas quando o assunto é Vinho do Porto. Assim, a empresa fundada por António Alves Cálem, em 1859, é atualmente reconhecida pelo prestígio e qualidade de excelência. A gama “Velhotes” é uma das mais famosas da casa e, por isso, vale muito a pena experimentar.

 

Taylor’s

Criada em 1692, a Taylor’s faz parte da história de sucesso do vinho do Porto. Por ser uma das mais antigas marcas a produzi-lo em exclusivo, com foco na produção dos seus melhores estilos, a Taylor’s ganhou reconhecimento nacional e internacional, afirmando-se como uma das melhores marcas de Vinho do Porto.

De realçar que a produtora aposta numa viticultura sustentável e amiga do ambiente, contribuindo para preservar a belíssima região do Douro. Assim, qualquer vinho do Porto Taylor's é uma excelente escolha, mas sugerimos-lhe um delicioso LBV, um vinho de um vermelho atraente e de qualidade ímpar.

 

Sandeman 40 anos Porto

Se é apreciador de vinho do Porto, estamos certos de que já ouviu falar da Sandeman. Esta empresa, fundada em Londres em 1790 por George Sandeman, um escocês que se atreveu a investir as 300 libras que o pai lhe emprestou na comercialização de Vinho do Porto, é uma das mais conhecidas. Isto porque a empresa apostou, desde cedo, na inovação e, prova disso, é o facto de ter sido a primeira companhia a marcar, com o seu nome, uma pipa a fogo. E foi, também, uma das primeiras empresas a fazer publicidade ao Vinho do Porto.

Assim sugerimos-lhe que prove o Sandeman 40 anos Porto, um vinho corpulento e muito agradável.

 

Borges White Porto

Embora seja a categoria de Vinho do Porto menos conhecida – afinal quando pensamos em Vinho do Porto pensamos, automaticamente, num vinho robusto, forte e tinto – a verdade é que o Vinho do Porto Branco é uma realidade.

Produzido a partir de uvas brancas, amadurece em carvalho durante cerca de dois ou três anos. A sua principal característica é ser um vinho bastante suave e frutado. Assim, o Vinho do Porto Branco pode ser extrasseco, seco, doce e lágrima. E, claro, também no Vinho Branco há a categoria Reserva, que ganha uma tonalidade dourada por amadurecer durante cerca de sete anos em madeira.

Com efeito, e porque a casa Borges, nascida em 1884 pela vontade dos irmãos António e Francisco, foi a primeira a compreender a importância de ter um vinho de excelência (exportando, atualmente, para mais de 50 países), sugerimos-lhe que prove o Vinho Branco desta marca. É um Vinho do Porto diferente, mas nem por isso menos delicioso.

 

E agora que já conhece as nossas sugestões, deixe-se surpreender por estes Vinhos do Porto!